Alguma dúvida?

Minha conta de luz terá zerada?

Infelizmente isto não será possível devido ao valor cobrado pelas distribuidoras a título de franquia mínima:

                - Monofásico:  30Kwh/mês

                - Bifásico:  50Kwh/mês

                - Trifásico:  100Kwh/mês

Esse valores são cobrados indiferentemente  do consumo, ou seja, se você desligar todos os aparelhos de sua casa durante um mês esse valor ainda será cobrado e não são considerados no cálculo de créditos da Geração de Energia Solar.

Vou ficar independente da distribuidora?

Somente se for instalado um sistema off-grid com uso de baterias. No sistema On-grid, onde a energia não consumida é enviada para a rede de distribuição da distribuidora, se houver interrupção do fornecimento, o sistema, por norma da ANATEL, tem que ser desligado também.

Qual a diferença entre um sistema On-grid e um off-Grid?

Grid vem do inglês rede ou malha. Então no sistema On-grid o seu Gerador de Energia Solar está conectado a rede de distribuição da sua fornecedora de energia elétrica. Já no sistema off-grid o sistema não está conectado e necessita de baterias para não haver interrupção no fornecimento de energia para sua residência ou empresa durante os períodos de pouca luz do sol e principalmente durante a noite.  As diferenças também estão presentes no investimento inicial, muito maior no sistema off-grid e também no custo de manutenção que também no sistema off-grid é muito mais elevado em função da durabilidade limitada das baterias (a cada 3 a 4 anos têm que ser trocadas).

Quanto custa o Sistema Solar?

Isso depende diretamente do seu consumo médio dos últimos 12 meses. Com base nos dados da sua última conta de consumo é possível dimensionar o seu sistema. Mas isso vai depender também da inclinação do seu telhado e da orientação em relação ao Norte. Quanto mais virado para o Norte mais aproveitamento da luz é realizado. O valor da economia vai depender também do tipo de tarifa contratada na distribuidora (principalmente em instalações comerciais)

Qual é o valor da economia que vou fazer?

O valor vai depender do dimensionamento feito pelo sistema. Por exemplo, você pode querer gerar 100% do seu consumo atual, ou para investir menos gerar somente 50%, ou ainda gerar o valor relativo ao consumo somado de alguns eletrodomésticos (gerar a soma consumo dos aparelhos de ar condicionados, por exemplo). Mas deve-se lembrar de que o sistema é ligado diretamente à caixa de distribuição da casa e não a aparelhos especificamente.
O MAIS IMPORTANTE ÉQUE O SISTEMA SOLAR É UM INVESTIMENTO. É COMO SAIR DO ALUGUEL E COMPRAR UMA CASA PRÓPRIA. É UM SISTEMA PARA DESDE O PRIMEIRO DIA GERAR ECONOMIA E FICAR LIVRE DOS AUMENTOS NA TARIFA DE LUZ!

Como eu recebo o desconto na conta de luz?

Quando se trata de desconto em conta de luz estamos falando no Brasil em regime de NET-METTERING, para sistemas On-Grid. Nesse sistema toda energia que for gerada pelo sistema solar que seja maior que a consumida pela sua residência ou empresa é “injetada” na rede pública de distribuição. Veja os cenários possíveis:

    A) Durante o dia seu sistema está gerando MENOS do que sua casa esta consumindo:

Nesse caso você ainda não terá gerado créditos na conta, mas já terá diminuído seu consumo da energia fornecida pela distribuidora.

    B) Durante o dia seu sistema está gerando MAIS do que sua casa esta consumindo:

Você já vai gerar créditos na conta por que já estará injetando energia na rede pública de distribuição.

    C) Durante a noite:

Você só vai consumir da rede

Basicamente sua conta vai ser A – B + C.

E se B for maior que A + C , ou seja você injetar mais do que o que consumiu, esse crédito ficará para ser usado nos meses de seguintes em até 5 anos após a geração desse crédito.

Observações :

- deve-se considerar nessa conta a franquia, que é uma quantidade mínima de Kwh/mês cobrada de acordo com o tipo de instalação.

- para instalações comerciais existem horários diferenciados de tarifação que influenciam nos cálculos do valor da conta.

A distribuidora pode negar a minha instalação?

Não pode. A operadora vai somente homologar a sua instalação e pode eventualmente pedir ajustes na instalação, mas não pode negar sem informar um motivo previsto na Resolução 482 da ANEEL.

Você sabe o que é um inversor Grid Tie?

O inversor Grid Tie é o mesmo que o inversor ON GRID. Ele foi projetado especialmente para uso em sistemas fotovoltaicos conectados diretamente à rede elétrica. Com ele, toda a eletricidade de corrente contínua produzida nos módulos solares é convertida em corrente alternada para as residências ou empresas, na tensão adequada.

Como funciona o sistema Grid Tie ou ON GRID?

Esse sistema opera na produção de energia ao mesmo tempo que abastece a rede elétrica, uma vez que está acoplado à rede. Dessa forma, é possível usufruir da energia produzida pelos painéis solares e ao mesmo tempo usufruir da energia das concessionárias em períodos noturnos ou quando está nublado.
O sistema Grid Tie ou ON GRID permite o abastecimento em mais de um local, favorecendo outros consumidores na mesma rede, de maneira conectada. Mas o principal benefício é a redução da conta de energia em até 95% e geração de créditos de energia quando ela não é usada.

Qual é a principal característica desse inversor?

Sua principal característica é interligar-se à rede concessionária, por meio de um oscilador. Esse equipamento sincroniza sua frequência em Hz e a tensão de saída em V com a rede. O inversor também atua desconectando-se da rede quando ela deixa de abastecer, devido a reparos, desligamentos ou falhas na rede.Simplificando, o Grid Tie ou ON GRID é inteligente, já que transforma e sincroniza a energia produzida nos módulos com a energia da rede distribuidora.
Com isso, você usa energia elétrica para suprir todas as suas necessidades, além disso, o inversor garante a segurança. De que forma? Quando a rede elétrica da concessionária não está abastecendo e desliga o sistema fotovoltaico da rede. Isso serve para evitar acidentes, por exemplo: caso ocorra um apagão e alguém esteja trabalhando na rede naquele momento.

Tendências e soluções no Brasil e no mundo. Mito ou realidade?

A  mobilidade elétrica sustentável é um assunto cada dia mais discutido. O tema é importante para toda a sociedade, afinal, somos responsáveis diretos pelos problemas decorrentes de décadas usando combustível fóssil em veículos. As implicações desse estilo de vida envolvem as mudanças assustadoras que temos presenciado no clima. Dentro desse cenário, o conceito de mobilidade elétrica: tendências e soluções ganham espaço e reúnem a ideia de eficiência com sustentabilidade.
Além disso, a redução na produção do agronegócio, aumento nos custos de despoluição do meio ambiente e redução na qualidade de vida da população. São questões com forte tendência no segmento de transportes para um futuro próximo, sem falar na relação direta que pode ter com a energia solar.

Como a Energia Solar vem transformando as empresas?

Um dos objetivos frequentes das empresas é encontrar meios de economizar seus gastos mensais. O intuito é sempre criar condições de investir mais no próprio negócio e prosperar. Nos últimos anos, os sistemas de gestão passaram por muitas mudanças motivadas pela evolução tecnológica. No meio delas, a energia solar vem transformando as empresas que optam por essa fonte alternativa, ajudando imensamente na tarefa de poupar recursos financeiros.
Mas, essa não é a única vantagem oferecida pela energia solar. Neste post, você verá os benefícios que as empresas e a sociedade podem ter ao passarem a usar o sol como fonte de energia. Fique com a gente e confira mais!

Protege o meio ambiente?

Trata-se de uma fonte de energia natural, inesgotável e constitui a forma mais sustentável e economicamente viável de geração de energia elétrica. Além disso, o processo para fabricação dos materiais e equipamentos necessários para montagem do sistema é controlado e não polui o meio ambiente. Isso desde os painéis solares, até a estruturação do efeito fotovoltaico, que converte a luz do sol em energia elétrica, sem emitir CO2 na atmosfera.
Para fabricar os componentes, a indústria também se beneficia de ausência de poluição sonora, que é um dos grandes problemas do setor industrial.

Gera economia de energia?

Empresas de qualquer porte e de qualquer segmento podem adotar a energia solar em seus sistemas. Em todos os ramos de atuação essa é uma alternativa extremamente eficaz para proporcionar uma boa economia nos custos fixos de todo tipo de negócio.
A princípio, é necessário fazer um investimento com aquisição de todo o equipamento ajustado às necessidades de consumo de cada um. Além das despesas iniciais com a instalação no local mais apropriado. Mas, com o tempo, a conta de energia diminui drasticamente, podendo chegar a mais de 90% a menos, em determinados casos.

Economiza recurso financeiro?

Conforme já dissemos, a conta de luz reduz drasticamente. Assim, levando em conta a vida útil do sistema fotovoltaico, em torno de 25 anos, a energia solar pode ficar 50% mais barata. Essa porcentagem pode ser ainda maior que a forma convencional, fornecida pela concessionária. É bom lembrar que a energia fotovoltaica se paga ao longo do tempo.
Ao escolher essa fonte, você valoriza o seu imóvel e, também, a marca do seu negócio. Isso porque empresas comprometidas com o meio ambiente são cada dia mais prestigiadas pela população. Cuidar da natureza já não é mais uma opção, e sim, uma necessidade.

Tem longevidade e requer pouca manutenção?

Conforme já adiantamos, os sistemas de energia solar fotovoltaica apresentam longa vida útil e reduzem muito as despesas com manutenção. Esse é mais um fator de diminuição de custos para as empresas.
Contudo, é fundamental ressaltar que a durabilidade também está atrelada à escolha dos painéis e demais equipamentos do sistema. Eles devem ser de qualidade, além de contar com os serviços de instalação de pessoal capacitado.

A instalação é simples e rápida?

Essa é mais uma vantagem que os sistemas fotovoltaicos oferecem às empresas. Desta forma, o equipamento é projetado para ser instalado de maneira simples e rápida, em poucos dias. E, para que funcionem de forma eficaz, com o máximo de aproveitamento, devem ser posicionados na parte externa do imóvel, na maioria das vezes, no telhado.
O diferencial nesse tipo de instalação é o fato de não interferir nas atividades corriqueiras da empresa. Aliás, esse também é um ponto muito positivo, já que nenhum local útil de trabalho da empresa precisa ser ocupado pelo equipamento. Em alguns casos, podem até mesmo cobrir áreas de estacionamentos, o que otimiza o espaço.

A empresa pode contar com incentivos fiscais?

Nem todos os gestores sabem que a energia solar instalada nas fábricas e indústrias podem gerar incentivos fiscais do governo. Esse tipo de iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, instituído em 2015.
Assim, seu principal mote é promover uma redução significativa do consumo de energia termelétrica, que é usada quando os reservatórios de hidrelétricas estão baixos. Esse tipo de situação demanda a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, a gasolina e o diesel para produzir energia. Entretanto, usinas fotovoltaicas podem acabar com isso, além de não depender de reservatórios de água para abastecer a população com energia.

Melhora a vantagem competitiva no mercado?

A preservação do meio ambiente é um dos principais motivos para se buscar fontes alternativas de produção de energia. Hoje, o cuidado com a manutenção dos recursos naturais é obrigação de todos nós. Nesse sentido, as empresas desempenham um papel fundamental. Além disso, quando adotam medidas sustentáveis, passam a ser vistas com mais respeito pelos clientes e investidores.
Assim sendo, podemos afirmar que o uso da energia solar em fábricas e indústrias tende a destacar positivamente essas empresas no mercado. A sociedade já está de olho nessas ações “verdes” e sabe valorizar quando uma organização se preocupa genuinamente com a preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, a vantagem competitiva aumenta também.

Desenvolve a cultura da sustentabilidade?

Insira a sua resposta aqui. Tenha o cuidado de escrever de forma clara e precisa. Adicione textos e imagens. Quando acabar, faça uma revisão e verifique se a resposta está compreensível para quem visita o seu site pela primeira vez.